quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Resenha - Príncipe Mecânico - As Peças Infernais # 2 - Cassandra Clare


Após concluir a leitura de Anjo Mecânico, Cassandra Clare só me fez ficar mais desesperada pela sequência da série As Peças Infernais, foi ai que não me contive e corri para comprar o seguinte volume que é ... Príncipe Mecânico.

Mas calma, ele ainda não está à venda no Brasil, sendo assim, eu fiquei uma semana inteira lendo e traduzindo ele do inglês para o português a minha maneira, é claro! Resultado? Mais de 300 páginas escritas por mim, traduzindo Clare! xD

Estou oficialmente coroando Clockwork Price meu livro favorito de Cassandra Clare! Brilhantemente, Cassandra teceu uma trama intrincada na batalha dos Caçadores de Sombra com Mortmain, o Magistrado que foi auto – proclamado líder das forças demônicas em Londres.

Nesta edição da trilogia de Peças Infernais, o Cônsul Wayland exige que Charlotte descubra o paradeiro de Mortmain em até duas semanas, caso ela não consiga a diretoria do Instituto de Londres passará para as mãos de Benedict Lightwood, um homem arrogante e manipulador que exige o afastamento de Charlotte da Clave.



Com a ajuda dos Caçadores de Sombras Will e Jem e também de  Tessa e Jeassmine, Charlotte vai revirá vários papeis atrás de arquivos que possam dá uma luz no paradeiro de Mortmain.

Durante essa união entre eles, vemos que o laço de amizade entre Tessa e Jem se desenvolve para um lado mais afetivo, enquanto Will se afasta deles e de como se sente em volta de Tess, até que descobrimos o motivo para ele ser  um jovem perturbado e que faz as pessoas ficarem longe dele. Nós vamos aprendendo  o que de fato está impulsionando a vingança de Mortmain contra os Caçadores de Sombras, e pegamos mais algumas pistas a respeito de quem realmente Tessa possa ser. 

Tessa, em minha opinião, é uma heroína inspiradora que se tornou uma pessoa mais forte com tudo que ela vem passando até agora. Ela é corajosa e inteligente... e quem poderia adivinhar que também poderia ser engraçada?! Mesmo que ela não admitia para si mesma, Tessa realmente se tornou uma parte da "família" no Instituto. Ela e Sofia, a empregada do instituto, serão  ambas treinadas para lutar, e ela estará sempre no meio de uma aventura após a outra com Will e Jem ao seu lado.

Eu me apaixonei por Jem em Anjo Mecânico,  e eu continuei  a me apaixonar por ele neste livro. Apesar de sua doença, ele é forte em mente, coração e corpo. Ele sempre está tranquilo e gentil com todos, incluível com seu  parabatai ... apesar de que Will sempre coloca todos à prova em algum momento. Ele é um cavalheiro por completo... e adorei vê como Jem se tornou muito mais “demonstrativo” com seus sentimentos em relação a Tessa. Não há dúvida em minha mente depois de “TUDO” que aconteceu, de como ele se sente sobre ela.





















E depois há a Will. Aprendemos por que ele é tão cruel às vezes, procurando sempre afastar as pessoas que começam a demonstrar carinho ou amor por ele. Meu coração ficou apertado por ele. É compreensível a sua infelicidade em não se permitir mostrar aqueles em torno dele que ele se importa, e o que sente. Vamos partir junto com ele em busca da resposta que irá libertá-lo desse mal, e quando ele descobrir a verdade, o muro que ele construiu em torno de si vai desmorona ... deixando Tessa, e o mundo, com o coração na mão.




É fácil vê porque Tessa está tão dividida. Isso me deixou angustiada, e de coração partido, pois o triângulo amoroso é verdadeiramente legítimo e eu me senti na pele dela... eu confesso que jamais saberia escolher.. . e imaginar o desfecho disso está me corroendo a alma.


Tanto Jem quanto Will estão apaixonados por Tessa. E o  relacionamento que ela tem com cada uma é muito diferente um  do outro.  A relação de Tessa e Jem é fácil e amorosa, nascida da amizade.... Agora entre  Tessa e Will, é fogo, a pegada é forte e vemos aquela "coisa" entre eles que é inegavelmente linda. É como se suas almas fossem feitas uma para a outra. E o amor em comum que eles possuem por livros e poesia seja um laço que os une ainda mais ...

A expectativa de que isso não acabe bem para pelo menos um deles têm  me deixado ansiosa,- aprendi a amar todos eles e não desejar um final feliz para todos é praticamente impossível.  Eu não tenho nenhuma idéia de como Cassandra vai resolver isso em Clockwork Princess.

Outra coisa.... eu já adorava vários dos outros personagens desta série, mas neste livro ... fiquei encantada com Charlotte. Ela, apesar de ser pequenina, é um personagem GRANDE. Mesmo sendo jovem, ela é uma espécie de matriarca do Instituto de Londe e sente que têm uma família junto aos Caçadores de Sombras. Ela teve que tomar algumas decisões difíceis, e vimos suas vulnerabilidades às vezes tirar o melhor dela ... mas é o que eu amei mais a respeito dela. E houve uma cena em particular entre Charlotte e Henry que foi a linda!

Bom, não houve falta de intrigas, jogos de poder, ação... e, claro, romance com “pegação”, me deixando ainda mais desesperada para a leitura de Princesa Mecânica, anunciada como sendo o desfecho dessa série maravilhosa que Clare desenvolveu.

Só não sei se meu coração aguenta tanta espera! xD

Espero que vocês tenham gostado, e se você ainda não leu nenhum livro da Cassandra Clare, não sabe o que está perdendo! Corra agora e comece!!! Mas vá com calma.. se não vai ficar igual a mim agora.. com uma super Depressão Pós Livro!

Bjokas 

Como muitas pessoas solicitaram, tive que organizar a minha tradução de "Príncipe Mecânico", e disponibiliza-lá clicando aqui. Agradeço o incentivo de todos... e até Princesa Mecânica pessoal!

161 comentários:

  1. Dizem que essa coleção é muito boa, quero muito ler Anjos Mecânicos!
    Gosto muito do seu blog e de suas resenhas!
    :D
    tudodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Depois que li sua resenha a única coisa que penso é: preciso ler esse livro! :)
    Muito bom a sua resenha, não vejo a hora de comprar o livro e começar a ler.

    Beijos
    http://somaisesse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nossa, nossa ler um livro em inglês, traduzir e escrever as traduções é um trabalho muito difícil e só se faz quando o livro é realmente bom e vale a pena se esforçar tanto.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou doido para começar a ler essa série :)

    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Você sabia que vai ter um encontro de fãs da série Instrumentos Mortais no dia 20 de outubro? Vai ser no Shopping Ibirapuera as 15h!

    Beijokas querida :)

    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh florzinha, eu adoraria poder comparecer... mas ele teria que ser em Fortaleza/Ce rsrs.. Sampa tá longe demaisssss rs!

      Mas obrigadinha por avisar!! bjokas

      Excluir
  6. Já me indicaram essa série, só que nunca me desperta interesse.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é muito bom você ler, é perfeitaaaa ! *o*

      Excluir
  7. Não aguento mais esperar para ler esse livro ç_ç acho que vou baixar mesmo e quando der eu compro

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Ainda não li essa série, mas preciso urgente. O pessoal inteiro tá comentando sobre ela, rs.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Preciso muito ler as séries Instrumentos Mortais e As Peças infernais!
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiii...adorei sua resenha...agora estou mais curiosa do que nunca..... vc consegue me enviar o texto...muito obrigada.

    ResponderExcluir
  11. como voce encontrou ese livro ,ainda nao lançou no brasil e nao concigo encontrar na net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi... então, comprei ele na versão inglês e fui traduzindo ele, fiquei uma semana e meia até concluir, mas valeu super a pena!

      bjokas

      Excluir
  12. Meu, eu amo seu blog e sou completamente vidrada nessa série.
    E, pelo anjo, será que você poderia me enviar a tradução que você fez? Eu estou morrendo de vontade de ler... eu pedi o meu em inglês e só chega depois do natal, eu vou pirar até la...
    Se puder, mande no meu e-mail lunaprongs@live.com
    *_______________________________________________________*
    Valeu!

    ResponderExcluir
  13. Olá parabéns pelo blog, gostei mto. Estou louca tb pra ler clockwork prince, mas tá demorando tanto pra lançarem aki...enfim...sei q vc deve ter tido um trabalhão pra traduzir, mas meu inglês é pessimo e eu queria mto ler o livro, então desculpa te pedir assim...mas teria alguma possibilidade de vc me mandar a sua tradução? os trechos q eu li aki no blog estão excelentes. Eu agradeceria mto. meu email é isismedeiros@hotmail.com muitíssimo obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, claro que posso mandar.... não sou uma profissional...e estou tentando arrumar um pouco, e se vc n se importar de receber a metade por enquanto.. não tem problema nenhum ;DDDD

      Fã de Cassandra Clare é sempre meu melhor amigo... e concerteza vou mandar a minha tradução do Príncipe Mecânico para você! bjokas

      Excluir
    2. E aí Roberta td bem? Mto obrigada viu, já li e reli o q vc me mandou...pelo menos amenizou um pouquinho da saudade q eu tava dos personagens e da história. Espero q lancem logo no Brasil.
      bjão, Isis

      Excluir
    3. Roberta, poderia me mandar também? To LOUCA pra ler... nem que sejam duas linhas. Spritehs2@hotmail.com

      Excluir
  14. Oi tudo bem? Meu nome é João gostei muito do seu trabalho no blog, acabei achando ele pela seguinte historia: Eu comprei o livro 'Anjo Mêcanico' para minha namorada e ela gostou muito e queria ler o segundo volume que é o 'Principe Mêcanico' mas só vai sair em 2013, ai resolvi fazer uma surpresa pra ela e comprar o 'Principe Mêcanico' em inglês mesmo pra tentar traduzir, mas vai levar muito tempo até eu conseguir e também meu inglês não ajuda muito, gostaria de poder entregar pra ela antes do aniversario dela que ta chegando e venho humildemente pedir pra você se pode me enviar a tradução do Principe Mêcanico eu sei que é chato estar pedindo, mas é de grande valor pra mim, tem como me ajudar?
    vo deixar

    meu email aqui: jo.silva91@yahoo.com.br
    desde ja muito obrigado pela atenção, tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que nao me respondeu? =/

      Excluir
    2. Oi

      Que namorada sortuda hein rsrsrs... claro que gostaria de ajudar... mas como disse a outras pessoas que tb estão me procurando... eu fui traduzindo e acabei não formatando o texto adequadamente para leitura de terceiros rsrsrsrs.... e to fazendo isso agora mas aos poucos, tanto pelo trabalho q dá de deixar direitinho todo o texto, como também pelo tempo que está corrido para mim. Me diga qual é o dia do aniversário da sua namorada para que eu possa dizer se vai dá tempo eu arrumar e mandar para vc ele completo! No momento eu só corrigi até o capítulo 12.

      Me avise direitinho qual a data, que concerteza mando para vc!!!
      bjokas e até breve!

      Excluir
    3. até dia 14 de dezembro da? ;x
      muito obrigado pela atenção obrigado mesmo
      bjss

      Excluir
    4. Vou fazer o possível xDDDD Espero que dê tempo!!! bjokas

      Excluir
    5. Muito obrigadooo *---------*

      Excluir
    6. Oi Roberta! :)
      conseguiu terminar? :p
      bjos
      (desculpa ser chato =/)

      Excluir
    7. Vc acredita que ainda não?!!!! Esse Dezembro foi uma loucura e sai de férias dia 17 de Dezembro e to retorando agora!
      Iniciei novamente e acho q termino agora em Janeiro! xDDDD E n se preocupe... pode ser "Chato" eu n me importo!!! bjokas

      Excluir
    8. haha então está certo eu aguardo=))
      como foi as férias? muita praia? bjos

      Excluir
  15. Aiiiii Estava lendo Instrumentos mortais... Acabou e comecei a ler as peças infernais - o Anjo Mecanico! Agora to com duas series inacabadas me matando de curiosidade!!! Eu até tentei começar a ler em inglês mas não deu mt certo... Se puder me "ceder" a sua versão traduzida, eu agradeceria mt! Sei que deve ter tido um trabalhão, mas se puder fazer esse favor enorme para uma grande fã da série seria otimo *u*
    meu e-mail juliarosendo@bol.com.br

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie... entãoo... dá sim.. mas estou terminando de organizar... assim q terminar mando p o seu email ;DDD bjokas

      Excluir
  16. Eii, gostei mt das suas resenhas. Dp q li sobre Cidade dos Osssos aqui comecei a ler a série e não parei.
    Intrumentos Mortais, foi td e ainda não li a continuação.
    Agora to num problema parecido com o do pessoal ai em cima. Meu inglês é pessimo e to obcecado pra saber o qq acontence na sequência de Anjo Mecânico que acabei de ler agora.
    Se vc não se incomodar de mandar a tradução q fez pra mim tb, eu ficaria imensamente grato. valbertaveira@gmail.com
    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza... acho q vou correr para arrumar p galera rsrsrs.. não pensei que tanta gente estivesse desesperada como eu! rsrsrs... vou terminar e mando p vc ok!!! bjoas

      Excluir
  17. Me envia o q vc traduziu, por favoooor?
    luiza.94@hotmail.com
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  18. ola:)podia me enviar o que traduziu?aqui em portugal ainda não lançaram o livro e estou anciosa para ler:)
    joaninha_correia@live.com.pt
    obrigadp:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie... estou organizando e em mais uns dias vou mandar para a galera... é só esperar! bjkoas

      Excluir
  19. Oi flor, a tempos que estou atrás de " Príncipe Mecânico", se puder manda para mim.
    yully_aires@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Ain, eu tb queroooo rsrsrsr!!! Há tempos que vasculho por uma versão traduzida e me dá um ódio dessas editoras q passam um ano pra publicar as continuações... affs... Manda pra mim por favor? rs daniela.minc@gmail.com
    Muito, muito obrigada e parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  21. Haaa acho q vou começar a fazer ingles so pra traduzir os livros shsuhsua,bom pq e muito injusto demorar tanto pra um livro chegar no Brasil:(
    Bem como estao todos falando se vc puder me enviar esse livro serie eternamente grata ;)

    amanda_antunes17@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Ameii a resenha muito boa, tbm me apeguei muito ao jem tem alguma coisa no modo como ele conversa com tessa q me deixa encantada.... pode me enviar a sua tradução de o príncipe mecânico??

    stefany_bento@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine só quando vc ler o Príncipe Mecânico... só Cristo para não matar a gente na dúvida! xDDD

      bjokas e posso sim! Vou mandar p todos q deixar email!

      Excluir
  23. Olá acho que como todos que leram Anjo mecânico, eu estou doooida para ler O principe mecânico!! E depois dessa resenha deu mais vontade ainda comecei a ler em espanhol, vasculhei tudo e não encontrei ninguém que tenha traduzido ainda se não for pedir muito quero entrar na listinha pra receber a tradução!!!
    danifreitas15@hotmail.com

    Bjaooooo e valeu!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá... Vc pode me enviar o princepe mecânico???
    Meu email é fernanda.loyci@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. AI MEU DEUS!!!(e isso prova que não sou uma vampira). Estou até com raiva, acabei a leitura de "Anjo Mecânico" ontem de madrugada e estou com depressão pós livro. Na minha opinião, Tessa com certeza deveria ficar com Jem, mas é obvio que isso não vai acontecer (pelo menos eu espero, o Jem é MEU). Estou MORRENDO de vontado de ler o Príncipe Mecânico. Será que você podia me passar por e-mail ou passar um endereço com uma tradução legal? Meu e-mail é: dodobp@ig.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Acabei de ler o Anjo Mecânico e de ver essa sua resenha maravilhosa.
    Vc tem idéia de quando sairá o Príncipe Mecânico aqui no Brasil?
    Já li todos os publicados no país da série Instrumentos Mortais e amei. Etou louca de ansiedade para o próximo? Vc tem alguma novidade? Obrigada. Bjs,
    Camila

    ResponderExcluir
  27. Pessoas queridas... eu não vou poder responder a todos que deixam msg aqui, por tanto, vou sim enviar a minha cópia traduzida de Príncipe Mecânico assim que concluir os reparos que são necessário, para as pessoas quem deixaram o email direitinho por aqui ou que me pediram através do email do blog ! Agradeço a todos que estão adicionando o blog e deixando comentários na resenha do livro! Isso é muito importante para mim !!!

    bjokas a todos e esperem mais um pouco... paciência rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  28. Ain tb quero ler o Príncipe Mecânico!
    daniellagarcez@yahoo.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Me envia? o email é samarinhaor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Me envia? o email é samarinhaor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Aaaaaaaaah eu quero tb me envia pf, meu email é lulueduarte@gmail.com <3

    ResponderExcluir
  32. Estou terminando o primeiro e não vejo a hora de ler o segundo!!!!! Tem como me enviar também? Sem querer ser chata,rs
    Meu e-mail é brusturaro@live.com

    ResponderExcluir
  33. Pode manda para mim tambem o meu email e patriciaxs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Oi Roberta! Terminei de ler "Anjo Mecânico" hoje. Estou super curiosa para saber a continuação! Baixei o PDF em Inglês, mas como não sou fluente é um pouco complicado. Sei que é um abuso eu pedir, mas pode me mandar por e-mail? Ficaria muito grata! Não precisa ser completo não, alguns capítulos já estão de bom tamanho. xD Meu e-mail: gabrielaeduardafernandes@bol.com.br Agradeço desde já! Beijos, Gabriela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, será que você poderia me mandar o link do pdf em inglês? Eu só acho em espanhol, mas eu só falo inglês.
      Muito obrigada.
      Rebeca.
      P.S.: você poderia me responder com o link ok? É que eu não uso muito o e-mail.

      Excluir
  35. Puxaa Roberta, sua resenha é realmente mt boa. E como todos aqui estou suuuuper ansiosa para ler Príncipe Mecânico. Meu inglês chega a ser ridículo e sei que estou abusando em te pedir isto, mas será que vc podia por favor, por favor, por favor me mandar a traduçâo? Nem que sejam apenas umas linhas ><. Segue meu e-mail: lorenadalfabbro@gmail.com
    Muitíssimo obrigada, abraços Lorena.

    ResponderExcluir
  36. Oiii Roberta, amei sua resenha e ela so me deixou com mais vontade de ler estou muito ansiosa voce poderia enviar por favor por favorzinho esse livro pro meu e-mail? :D meu e-mail é mayara.s.machado@hotmail.com Obrigada :D

    ResponderExcluir
  37. ooi Roberta, adorei o blog, otima resenha. Amei o primeiro livro, ja faz um tempo que li, não vejo a hora de ler clockwork prince, ainda não consigo ler um livro todo em inglês, se por favor por favor por favor poder me mandar também vc não tem ideia de quanto ficarei agradecida. Meu e-mail é carols2_7@hotmail.com muuuuuito obriga mesmo

    ResponderExcluir
  38. oii, estou louca para ler esse livro!!!
    tem como me mandar também??
    agradeço desde já a tua bondade neste começo de 2013 :)

    meu email: raquel.tassinari@hotmail.com

    muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  39. Oi, Também gostaria muito que, se possível, você me enviasse a sua tradução, acabei de ler Anjo Mecânico e estou bem ansioso para ler continuar lendo...
    Agradeço muito pela paciência e gostaria de te parabenizar por esse trabalho, é muito importante para nós fãs de As Peças Infernais que não sabemos ler em inglês...

    Enfim, meu email é: wellington.galin@hotmail.com
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Oi! Adorei a sua resenha! Acabei de ler Anjo Mecânico e tô louca pela continuação! Pode me enviar a tradução? Meu email é camilaccg@hotmail.com
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  41. POOOOR FAVOR TEM COMO VC POSTAR A TRADUÇÃO? POR FAVOR

    ResponderExcluir
  42. rsrsrs... calma pessoal... sei que todos devem está impacientes pela leitura... mas devido ao final de ano eu fiquei afastada de computadores e internet, pois estava viajando de férias... vou retomar a tradução e tentei enviar para todos até dia 15 de janeiro 2013!!! bjokassss e podem me pertubar, gritar e pedir que vou sim colocar a tradução de Príncipe Mecânico!!! xDDD

    ResponderExcluir
  43. Oi Roberta, tem como você me mandar a tradução?? É que meu inglês é ruim e eu queria muito ler esse livro, sou super fã da Cassandra e queria muito ler... tem como me enviar? capricho.kah@hotmail.com

    Obrigada !!

    ResponderExcluir
  44. oi ,por favor eu to louca pra ler a continuação tem como voce me mandar por email é isabelee.fernandes@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Poderia também me mandar a tradução? Sei que milhares de pessoas estão te pedindo isso, já pensou em hospedar a tradução num site como 4shared? De qualquer forma, sou super fã do blog, e peço por favor, de fã para fã de As Peças Infernais, a tradução também. Meu e-mail é esse: karlarla@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Oi! Depois de ler essa resenha me deu mais vontade ainda de ler Príncipe Mecânico ! Vou ficar Louca!!!
    Pode mandar a tradução para mim pelo e-mail samantamiazinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Oii! Pode me enviar também, quando estiver acabado? Meu e-mail é: mherdy10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. ola ! vc poderia me enviar ? eu sei que muitas pessoas pediram e deve ser dificil conseguir enviar pra tanta gente mais eu realmente estou super curiosa e não acho o livro traduzido em lugar nenhum :(
    desde ja obrida
    (maithe_1998@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  49. Amei a resenha, terminei de ler Anjo Mecânico essa sema e fiquei louca atrás do segundo livro de As Peças Infernais. Quando puder, por favor por favor (rsrsrs...) me envie, meu emai: suellenmenezes2011@hotmail.com
    Desde já agredeço muitíssimo :D um grande abraço.

    ResponderExcluir
  50. Oi!! Eu sou muito fã da Cassandra Clare (MINHA DIVA ETERNAMENTE CRUEL), e eu estou desesperada atras de uma tradução, e eu amo de paixão esse blog, teria como me enviar a sua tradução ? Eu estou desesperada pra ler!! meu email é : bellacallegare@gmail.com

    Muito obrigada, de verdade!

    ResponderExcluir
  51. oi.gosto muito desses livros, já li nas férias o anjo mecânico, sera que vc poderia me enviar a sua tradução do principe mecanico, por favor.
    Desde já agradeço muito.
    meu email:leila9602@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Olá, achei o seu blog procurando por uma versão em português do livro Príncipe Mecânico. Minha filha tem 14 anos e adora ler e me pediu para encontrar este livroi, mas achei somente em inglês. Você poderia enviar uma cópia de sua tradução para ela?
    isadorapratesbombardi@gmail.com

    Desde já, muito obrigado,
    Marco

    ResponderExcluir
  53. Oi,
    Amei o primeiro livro mas estou muito frustrada pq não encontro o 2. Vc poderia me mandar também?
    Meu email: fe.abrusio@hotmail.com

    Obrigada, Fernanda!!

    ResponderExcluir
  54. Oi Roberta como vai? Caramba o blog ta bombando! Todo mundo querendo ler o Principe mecânico....sabia q aconteceria, o livro eh mto bom e a sua tradução tb. Aproveitando a deixa se tiver mais algum pedacinho pronto manda pra mim tá? E se precisar de ajuda pra formatar, pode contar comigo. Bjos lindona, e mais uma vez obrigada!
    Isis
    isismedeiros@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh querida... muito obrigada, realmente é muito cansativo vc ler todo o livro novamente e formatar de uma forma que as pessoas entendam... vc que leu a primeira tradução que fiz sabe que ainda faltava muita coisa para arrumar e deixar no mínimo entendível rsrsrs Mas como tem muita gente pedindo, acho q vou mandar os pedaços que tenho para não deixar a galera muito nervosa esperando eu terminar rsrsrsrs

      Vou começar a mandar amanhã as partes que já estão oky ;DDDD

      bjokas e obg por se disponibilizar... tudo isso começou por sua causa.. obrigada!!!!

      Excluir
    2. manda pra mim o que ja esta traduzido por favor???nicole.173@hotmail.com

      Excluir
  55. Olá Roberta,
    A resenha foi ótima,eu adoro os livros da Cassandra ela é muito feliz no que escreve. Anjo Mecânico foi simplesmente perfeito, nos amarra de uma forma aos personagens, é incrível.
    Não consigo achar o Príncipe Mecânico de maneira alguma, e olha que já rodei São Paulo todo atrás, se você precisar de ajuda estou disponível para tradução e tudo que for necessário.
    E se já tiver com ele pronto e puder me mandar serei eternamente grata, comprei o "Anjo" no lançamento e estou me roendo de curiosidade para continuar a ler *--*
    Aproposito minha primeira vez no seu blog e estou simplesmente fascinada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Roberta recebi o seu e-mail, na hora NEM ACREDITEI! Muito obrigada, mesmo.E se quiser ajuda com o resto não deixe de constatar ok? (meu inglês é ótimo, pode ser de grande ajuda)
      Beijos

      Excluir
  56. Obrigada Robertaaa!!!!! Acabei de vê a mensagem nem abri e meu coração já esta quase parando!!!!! Muito muito muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  57. ooi Roberta Recebi o e-mail NÃO ACREDITO QUE EU VOU LER PRíNCIPE MECÂNICO! muito muito muito obrigada, não sei como agradecer. Acho que vou começar agora mesmo! MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  58. Oi!Será que vc poderia mandar sua tradução pra mim tb? laurinia000@gmail.com Muito obrigada de antemão!Adoro a Cassandra e topava ler ate em ingles mas nem assim estou conseguindo achar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prontinho... mandei até onde eu já tinha corrigido... igual fiz com os demais.. assim que terminar vou encaminhar o restante!!! bjokas e boa leitura

      Excluir
    2. Muito obrigada!Eu recebi o email com o arquivo PDF e fiquei muito feliz mesmo!Ah meu email é o laurinia000@gmail.com.De novo muito obrigada pela enorme ajuda.

      Excluir
  59. Por favor, estou desesperada, pra mim é complicado ler em ingles, faz mto tempo que parei e em espanhol não rola, manda pra mim tbm? Obrigada
    fernandalauravicente@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Uaaaau! Tô mega ansiosa para começar a leitura!
    Que ótimo poder ter um gostinho do livro até chegar Março. :D
    Muito, muito obrigada, Roberta!

    ResponderExcluir
  61. voce e demais ,muito obrigada msm ansiosa pra proxima parte :-)

    ResponderExcluir
  62. Roberta, você quer ajuda para traduzir/revisar? Tenho até dia 31 de férias.

    barbara.raia@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ba,

      Vou enviar p vê no que vc pode me ajudar ;DDD

      bjokas

      Excluir
  63. Roberta, adorei a resenha e isso só fez com que eu ficasse ainda mais ansiosa pelo livro.
    Tem como você me mandar até onde já corrigiu? *-*
    amandamelanie@gmail.com

    Beijos, sucesso com o blog! Tá de parabéns, aqui é lindo demais.

    ResponderExcluir
  64. Olá, vou repetir o post pois talvez, entre tantos, vc não o tenha lido.

    Olá, achei o seu blog procurando por uma versão em português do livro Príncipe Mecânico. Minha filha tem 14 anos e adora ler e me pediu para encontrar este livroi, mas achei somente em inglês. Você poderia enviar uma cópia de sua tradução para ela?
    isadorapratesbombardi@gmail.com

    Desde já, muito obrigado,
    Marco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco,

      Muito obrigada por repetir, de fato, algumas vezes pode ter passado desapercebido quando são tantas pessoas que solicitam a mesma coisa rsrs

      Vou enviar para o email... até onde eu consegui corrigi, que foi até o cap. 15, ainda estou trabalhando para concluir o restante... enquando isso, acho q vai dá para sua filhar ir curtindo um pouquinho do 2 volume da série ;DDD

      bjo e obg

      Excluir
    2. Hoje minha filha me surpreendeu comemorando: - Ela mandou!! Ela mandou!!! rsrsrsrs

      Muitíssimo obrigado pela gentileza. Quando tiver o restante e puder mandar ficaremos ainda mais felizes.

      Um abraço.
      Marco

      Excluir
    3. Farei isso sim com o maior prazer ;DDD

      bjo e abraço

      Excluir
  65. Roberta, você pod me mandar até onde já corrigiu por favor? meu emaail é victoria.cristinaa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Roberta, muito obrigado mesmo,gosto muito da suas resenhas(vou procurar Adormecida,gostei da trama) e vou aguardar a 2ª parte do Príncipe Mecânico ,ansiosamente, mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um blog... chamado http://malucosdaleitura.blogspot.pt/ ... lá ele tem diversos livros em ebooks.. para baixar ou solicitar via email...muito bom o blog e aconselho ;DDD

      bjokas

      Excluir
    2. ainda falta muito pra vc terminar a traduçao????

      Excluir
  67. Ola gostaria se saber se vc já consegui traduzir mais alguma coisa de anjo mecanico ( peças infernais), por favor se sim me mande.
    ligia.jm@hotmail.com

    Grata.

    ResponderExcluir
  68. Oi me perdoe não é anjo mecanico é principe mecanico.

    ResponderExcluir
  69. Aimeudeus!! Eu tava querendo taaanto principe mecanico!!!! Aqui eh o unico lugar que achei em portugues *-* parabens pelo blog! ;**

    ResponderExcluir
  70. Obrigado Roberta Sheyler
    Recebi o livro ate o capitulo 15 vou começar a ler imediatamente
    Muito Obrigado msm, tdu bom

    ResponderExcluir
  71. Oiii! Sera que vc poderia mandar para o meu email? julimlfonesca@hotmail.com... Estou desesperada para ler esse livro!! Principalmente depois que li a sua resenha!!

    ResponderExcluir
  72. Obrigadinha meus amores... fico feliz com o carinhos e emoção de vc6 com o recebimento do livro!!! xDD

    Para facilitar a todos... já que enviar por email as vezes ocasiona deu esquecer rsrsrsrs... coloquei no final da resenha o local por onde vc6 podem fazer download. É pelo Skydrive, se por acaso alguém não conseguir, posso enviar por email sem problema nenhum... mas antes tentem por lá ;DDDD


    bjokas e qlquer coisa gritem!

    ResponderExcluir
  73. Olá vc já tem alguma previsão de quando vai terminar e disponibilizar o livro?

    ResponderExcluir
  74. Já li As peças Infernais e amei, e com esse seu comentário só me deu mais vontade de começar a ler a sequencia dessa serie, to louquinho para ler e acabar logo com esse mistério fofo que Cassandra Clare proporcionou nessa linda serie.

    ResponderExcluir
  75. Oi, eu gostaria de saber se você vai disponibilizar no site ou irá enviar somente pelo e-mail. Eu também gostaria de saber se você tem uma previsão de quando você vai terminar de traduzir. Amei a sua tradução, muuuito obrigada mesmo.
    Bjs,Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final desta resenha, vc vai encontrar o link para solicitar o download até o cap 15, que é onde eu consegui organizar e rever tradução. Se por acaso vc6 não conseguirem fazer o download pelo skydrive... posso enviar por email, basta solicitar!

      Todos já estão me perguntando em quando tempo termino o restante da tradução. Sinceramente, to fazendo aos poucos. Tem gente se habilitando a me ajudar a traduzir, mas o problema é que tenho que digitar em inglês e enviar para a pessoa traduzir, dois trabalhos. Meu inglês não é perfeitinho... mas dá para o gasto, o que não entendo estou procurando no google tradutor e em dicionário, não tá fácil deixar compreensível... se fosse só para mim... não teria problema... meia leitura dá certo.. mas para vc6 o negócio fica diferente. Era essa a minha explicação ;DDDDD

      Bom.. tenham paciência... um dia sai o resto! bjokasssss

      Excluir
  76. Oi, será que vocês poderiam me mandar o link do pdf em inglês? Eu só acho em espanhol, mas eu só falo inglês.
    Muito obrigada.
    Rebeca.
    P.S.: vocês poderiam me responder com o link ok? É que eu não uso muito o e-mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooi, eu sou Jullyane.
      Roberta Sheyler, eu também ia amar se você mandasse o link do livro em inglês. Eu acabei de ler a sua tradução e ameeeeeeeeeeeeeeeeei. Cara, eu só quero matar a curiosidade entendeuuuu? xD Eu simplesmente odeiiio espanhol, um ex-namorado, mas não precisamos entrar em detalhes....akdjbfhkjsbadjasdkbasdabsd
      XOXOXOXOXOXOXO

      Excluir
    2. Oi, flor eu n tenho o arquivo PDF em inglês, tenho o livro! Estou traduzindo diretamente dele XD

      O livro em inglês custa uns 25,00 reais nessa faixa p mais ou menos! Já que vc lê bem em inglês, acho mais interessante vc comprar o livro msm !

      Bjokas

      Excluir
  77. Roberta, To ansiosa para ler esse livro. Vc já traduziu ele? Nao to muito afim de ler em inglês!

    sararrsantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  78. Olá Roberta ! Bom, primeiramente, eu gostaria de te agradeceeeeeer muiiitíssimo mesmo por ter tido esse trabalhão de traduzir o livro. Bom, segundamente, é que eu não encontrei o resto do livro, e li apenas até o 15, como está aí. Aí eu queria saber se você já traduziu, Aí se sim, pleeeeeeeaseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, manda pro meu e-mail, ou até pode deixar o link na resposta aê... Nusss, tipo, sério, estou MUITO desesperada pra ler o livro.. E pior que eu achei em inglês, maaaas meu inglês é um pouco deficiente ! HAHAH

    Aí se você tiver o traduzido o resto, manda pra esse e-mail:

    estherloris123@hotmail.com

    Obrigada mesmo por ler meu comentário feminino desesperado ! HAHAHA, beijos linda !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me respondeu, ;(

      Excluir
    2. Oie, então... desculpe não responder prontamente... infelizmente eu ainda não tenho previsão para concluir. Assim que terminar eu envio o restante para todo mundo.

      Bjokassss

      Excluir
    3. Ok , obrigada ! .. ;)

      Excluir
  79. Heeeey, eu simplesmente to amando a série e mal posso esperar pelo resto da tradução do 2º livro. Sem pressão '-' euwoiueowueowiuowiuewe

    ResponderExcluir
  80. Olá...Foi com grande prazer que encontrei este blog maravilhoso... Parabéns, seu trabalho é ptimo... Procurando por mais informações de Cassandra Clare, pois li a série instrumentos mortais e estou desesperada pelo quinto volume, achei seus anjo mecanico e principe mecanico (até cap. 15) em seu blog... já os li e agora fiquei deseeeespera pela continuidade do livro principe mecanico... Alguma previsão para publicação do restante do livro????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiieee eu li o seu comentario aqui pq estava frutricando pra ve se ela ja tinha terminado o principe mecanico tipo pq eu to desesperada haha e vi q vc quer o quinto livro de instrumentos mortais q por acaso eu tenho no pc se vc quizer me da um toque no meu email q eu te mando se vc ainda quizer amanda_antunes17@hotmail.com

      Excluir
  81. Apenas passando aqui para agradecer a tradução do livro e dizer que espero ansiosamente pela continuação. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pelo carinho xD vou tentar concluir nesse carnaval, me desejem sorte!

      Bjokas

      Excluir
  82. Who por favor termina resto da tradução logo, eu amo todos os livros da Cassandra clare!! Seu Blog é muito legal! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  83. Por favor sera que poderia enviar pra mim o livro principe mecanico por email?
    giselemarroceli@ig.com.br
    Obrigada
    Gi

    ResponderExcluir
  84. Ah meus amores... vc6 são umas graças... é só por causa de vc6, que são tão desesperadas tanto quanto eu, que estou fazendo das tripas coração para terminar essa tradução. Sei que está demorando pacas, podem me crucificar rsrsrsrs... mas quando terminar vc6 vão ficar tão felizes.. ou tão loucas com o final, que vão esquecer da raiva que sentem por mim... e vão odiar ou amar a Cassandra Clare.

    Os capítulos são imensos... e já to indo para o 18.. eu acho rsrsrsrsrs... espero terminar neste carnaval.... mas tenham calma ok ;DDDD

    bjokasssssss e aproveitem e participe da promoção do blog... ajudem essa blogueira que vc6 tanto amam rsrsrsrs.. xeroooo

    Link Promoção : http://sonhosliterario.blogspot.com.br/2013/01/1-promocao-de-2013-caia-na-folia.html

    ResponderExcluir
  85. Olá, Roberta, como vai você? Espero que esteja bem! Gostaria de pedir também, quando você terminar a edição do livro "Príncipe Mecânico", que você o mande para mim. Você pode me fazer este favor? alfg2008@gmail.com. Estou aguardando ansiosamente/! Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  86. Oii, estou louca pra ler a continuação de anjo mecânico. Amei a seriema a cassada se tornou minha autora preferida, será que você poderia me enviar principe mecânico quando você acabar de traduzir?? Meu e-mail é giovannanunes01@hotmail.com aguardo ansiosamente e agradeço muito. :)

    ResponderExcluir
  87. Eu fui traduzindo a partir do cap.16 e nooossaaa não vejo a hora de ler Princesa Mecânica *-* os finais da Cassandra C. SEMPRE me deixam louca pra continuar lendo!!! Ps. Parabéns pelo blog!! :))

    ResponderExcluir
  88. Oii adorei a sua tradução... mas estou ansiosa para terminar de ler! Alguma data prevista para o término da revisão dos outros capítulos de Príncipe Mecânico?? Beijnhoss :)

    ResponderExcluir
  89. Boa notícias para vocês... faltam só 10 página para terminar \o/ Acho q termino amanhã... dai eu já vou mandandooooooo... super feliz xDDD Mas acho que vc vão gostar !!! bjokassssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roberta! Você postará o resto da tradução aqui mesmo no blog??

      Excluir
  90. *-* Você poderia me enviar?? Obrigada! :)) naathi_81@hotmail.com Ps. Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  91. Oi, Roberta! Já li toda a coleção de instrumentos mortais ate agora lançada, e assim que terminei o primeiro livro me viciei! Então minha amiga há uma semana me emprestou o anjo mecânico e o devorei em dois dias e agora estou completamente curiosa para ler a continuação. Gostaria muito que me enviasse também, a tradução do livro! Agradeço desde já, beijos :*
    Obs: estou perdidamente apaixonada pelo Jem, mas adoro o Will e estou curiosíssima para saber o que ele esconde
    mclara.sah@gmail.com

    ResponderExcluir
  92. Oi , amei sua tradução. Tou ansiosa pra ler o resto. Quando acaba vc pode me enviar por e-mail?
    ruanda-8@hotmail.com

    Obrigada por traduzir.

    ResponderExcluir
  93. Pode mandar pro meu E-mail o resto da tradução?? :)
    rosanne.brisson@gmail.com

    Obrigada.. estou muito anciosa!!!

    ResponderExcluir
  94. Olá!
    Os livros da Cassandra Clare são mesmo demais. Adoro de paixão a série Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais não ficou para trás.
    Gostei bastante da sua tradução, mal posso esperar pelo resto :x
    Pode me mandar por e-mail quando terminar?
    larystrange@gmail.com
    Grata!

    ResponderExcluir
  95. oi vc pode me falar temina o livro?
    e quando termina me envia no meu email
    alexiamichely2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  96. Aaaaaaaaaaaaah, eu need ler o resto desse livro. Estou tendo um ataque dia e noite. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah.,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie... to terminando amanhã.... peguei um trabalho da facu para terminar e não consegui concluir.. mas nesse sábado vou postar por ak e enviar por email para quem deixou ;DDDDD bjokas e tenham um pouco mais de calma! rsrsrsrsrs

      Excluir
  97. oi, estou esperando ansiosamente pelo livro e queria saber se você ja terminou de traduzir. Admiro muito seu trabalho de traduzir para gente então obrigada desde já! Beijos, Maria Clara

    ResponderExcluir
  98. Bom, estou super ansiosa pelo livro. Você fez um ótimo trabalho com os capítulos já liberados, parabéns. Meu e-mail é sarah.mzozimo@gmail.com , se puder me enviar eu agradeço (:

    ResponderExcluir
  99. bom bom ja enviei meu email mas nao custa repetir ne?
    pois bem amanda_antunes17@hotmail.com
    eu queria agradecer a dedicação q vc teve pra traduzir esse livro e dizer q vc e otimaaa e seu blog e MARA ;)

    ResponderExcluir
  100. Prontinho meninos e meninas, enviei o livro finalmente concluído para todas as pessoas que deixarão email acima deste meu post.

    Para aqueles que não conseguiram receber, existe um link no final da minha resenha de Príncipe Mecânico, que direciona vc até o Skydrive para fazer o download do livro. Quem não conseguir por lá, por gentileza, deixem comentário abaixo com o email.

    bjokas e obrigada a todos pela paciência.... a gente se vê em Princesa Mecânica. xDDDDDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, muitíssimo obrigada lindaaaaa ! Gente, eu te amo ! HAHAHAHAAH . Beijos !

      Excluir
    2. rsrsrsrsrs.... de nada xDDDDD bjokas e divirta-se!

      Excluir
  101. Sou eternamente grata a vc!!! eu já estava louca atrás desse livro, mas só achava em espanhol. Vc é D+!
    Ah, se precisar de uma força com as formatações me fala, meu e-mail é carencruvinel@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  102. Oi Roberta, maravilhosa sua tradução. MUITO OBRIGADA. Você pretende traduzir clockwork princess também? eu ficaria muuuuuito feliz se sim. Mais uma vez muito obrigada ^^

    ResponderExcluir
  103. Vc é d++.
    Graças a sua tradução li o segundo livro.
    Por favor LEIA a PRINCESA MECÂNICA Urrrrrgente ... rsrs
    Beijokas
    Karina

    ResponderExcluir
  104. olá gostaria de saber se vc vai postar a tradução de princesa mecânica pq estou desesperada e n sei se sobreviverei até o próximo semestre :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente Gabi, mas ainda vai demorar muitoooooo rsrsrsrs

      Excluir
  105. Eu simplesmente amei o Anjo Mecânico e o Príncipe Mecânico, foram livros que me conquistaram...
    Mais eu gostaria de saber qual é o livro que vem depois de Príncipe Mecânico.
    Bjins Stefani :)

    ResponderExcluir
  106. HELP ME ROBERTA!
    Oi, eu ja li o livro até o 15 (ultimo download que fiz) acabei ficando com muitos trabalhos da facu e não tive tempo de viim pedir os outros.
    BETA NECESSITOOOOOO DO RESTO DO LIVROOO *--*
    PF manda para o meu e-mail?
    ana.cristina_23@hotmail.com
    SÓ PARA LEMBRAR EU AMOOOOO O SL *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk...... no finalzinho do post da resenha.. vc vai encontrar o link para baixar ele completo! Já terminei a tradução do livro a um século atrás rsrsrsrsrsrs veja lá... em breve teremos Princesa Mecânica ;DDD bjokas e obg pelo carinho!!!

      Excluir
  107. To apaixonada por esse livro. Ja procurei e nao to achando. Você pode me mandar?
    Bjssss Gabi!!!

    ResponderExcluir
  108. ooi Roberta! Tudo bem? Achei sua tradução desse livro por acaso na internet e adooorei! *-* Gostei tanto do livro que estou me aventurando no inglês com Princesa Mecânica =]
    Adorei seu blog! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  109. Comprei as duas primeiras edições de As peças Infernais, mas estou ansiosa demais para aguardar o lançamento do 3º livro. Uma amiga me indicou seu blog e disse que você também faz traduções dos livros e que fez uma excelente do Príncipe Mecânico, gostaria de saber se fará também a tradução do terceiro livro, Princesa Mecânica. Parabéns pelo blog e pelas resenhas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meninas... fico feliz que tenham gostado do blog e da minha singela tradução de Príncipe Mecênico. Tenho sim pretensão de colocar a tradução de Princesa Mecânica, porém, com a faculdade e outras atividades do trabalho, mal tenho tempo de realizar novas publicações no blog. Estou com o livro Princesa Mecânica em inglês, e a medida que vou lendo vou traduzindo... é claro.... p ajudar muitos fãs que não aguentam esperar o livro ser publicado. Devido a isso, tentarei realizar a leitura e tradução o mais breve possível !!! bjokas a todos e até breve!!!!

      Excluir
  110. Oi Roberta, primeiramente gostaria e parabenliza-la pelo blog e a primeira vez que visito e amei e gostaria de agradecer por esse super gesto seu de traduzir o livro e comportilhar com todos os fãs da Cassandra Clare e dizer que á tradução está simplesmente ótima, muito mas muito obrigado mesmo. Vi que você já tem o Princesa Mecânica e que está traduzindo e sei o quanto de tempo isso leva, mas por favor nós deixe atualizados sobre a tradução e quando for possível divida com a gente, pois já estou louca de curiosidade para saber como será esse livro.. Gostaria de saber também se você sabe quando vai sair a continuação de Os Instrumentos Mortais que é outro livro que eu estou louca para ler.. Mas uma vez muitoo obrigada..beijos e espero ver noticias em breve...rs

    ResponderExcluir
  111. Olá Roberta comecei a ler os intrumentos e estou louca pra ler o livro 6 e agora estou lendo as peças e acabei de ler sua tradução do Principe Mecânico.Vc já tem alguma coisa da Princesa Mecânica?Grata Meriene merienelfrocha@gmail.com

    ResponderExcluir

Regras Básicas

- Não ofender e nem falar palavrões;
- Sem links com conteúdo de baixo calão ou pornográfico;
- Comente algo significativo a respeito da Resenha e por último faça a divulgação de seu blog colocando o link dele.
- Não é necessário pedir que eu retribua a visita ao seu blog, eu já faço isso automaticamente com quem comenta e tem blog.

PS: Aceito críticas e sugestões, porém envie para o email sonhosliterarios@hotmail.com

BOM COMENTÁRIO!!!

Postagens Populares - SL