sexta-feira, 20 de julho de 2012

Resenha - Feios - Scott Westerfeld

Olá galerinha, venho tentando escrever sobre esse livro a quase uma semana e meia, e durante esse tempo, meio que andei pensando se de fato ele me agradou ou não.

Bom, a capa do livro foi o que me chamou atenção logo de cara, achei interessante o livro se chamar FEIOS e ter uma jovem modelo tão linda na capa, mas, depois de dá uma lida na sinopse consegui entender o motivo. A próxima coisa que me veio a mente foi, JOGOS VORAZES, e de como me senti ao lê a maravilhosa sociedade distópica que Suzanne Collins criou, então, baseado nisso resolvi compra o meu volume de Feios já imaginando encontrar algo parecido a ''Jogos Vorazes" . 

Feios possui 415 páginas, tem uma narrativa rápida e de fácil entendimento. A história é narrada em primeira pessoa. Scott criou um mundo realmente distópico, acredito que milhares de anos depois dessa nossa humanidade atual ter sido extinta, e apesar de ser  uma obra de ficção, ela tratou de apresentar uma verdadeira crítica ao modo de conduta dos modelos atuais da concepção de beleza e estereótipos que são impostos pela sociedade, e que inconscientemente nós seguimos todos os dias. Tratou de mostrar também como o governo pode controlar nossas opiniões, através da inseminação de uma cultura baseada na beleza exterior da pessoa. 

Então vamos lá para mais detalhes de Feios! 

Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. 
Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.


Tally Youngblood é uma feia. Isso mesmo, Tally e outros iguais a ela, vivem em vila feia, uma lugar onde todos os habitantes da cidade são levados quando atingem a idade ideal. Idade ideal que transforma a vida de todas as pessoas de vila feia. Sua transformação física completa de feia para perfeita, e uma nova vida em Nova Perfeição, cidade que os jovens recém transformados são dirigidos, mudando completamente sua vida aos 16 anos de idade.

A transformação de feio para perfeito, é uma cirurgia que o governo realiza para que todos possuam o padrão de beleza estético elevado, e dessa forma não ocorra nenhum tipo de segregação estereotipa, doenças ou guerras por pessoas inferiores já que todos são perfeitos.

Os perfeitos terão apenas que viver para se divertir, curtindo a vida sem nenhum tipo de preocupação. Esse, é o sonho de Tally, ainda mais depois que o seu melhor amigo Peris se tornou perfeito recentemente. Tally tem o costume de burlar regras e de se aventurar-se por regiões proibidas, é em uma das ocasiões que ela acaba conhecendo sua próxima melhor amiga Shay, uma feia que por uma grande coincidência irá se transformar em perfeita no mesmo dia que Tally. Só que Shay não parece tão contente e ansiosa por se transformar em perfeita. Contrariando todos os padrões que Tally acredita ser possível, Shay resolve fugir antes de ser transformada para uma cidade que muitos acreditam não existir. A "Fumaça" como chamam, é uma vila escondida de todos, que abriga feios que decidiram fugir antes de se transformarem em perfeitos, e exatamente um dia antes de Tally e Shay completarem 16 anos para realizar a transformação, Shay está decidida a ir embora e se juntas aos esfumaçados, mas Tally não está decidida a abandonar seu sonho de se transformar em perfeita e seguir sua nova amiga. 

Tally irá passar por grande aventuras para se transformar em Perfeita, mas no final de sua jornada e descobertas, será que ela realmente deseja se tornar a perfeita que tanto sonhou? 

Aventura no livro realmente não faltou, teve momentos que eu não via a hora dá Tally chegar em algum lugar, e os momentos de romance foram poucos... mas não foram tão ruins assim. A história foi bem amarrada, e deu logo de cara para perceber por que o governo transforma todos ao completarem 16 anos de idade em perfeitos. Essa sem dúvida é a idade da rebeldia, onde as pessoas começam a pensar por si próprios e terem opiniões distintas,  nada melhor do que um controle por métodos cirurgicos e permanentes .

Até que a vesguinha é engraçada, esperta, inteligente e acabou me cativando com sua aventura. Espero que com Perfeitos, próximo volume da série, eu consiga reduzir o tempo de leitura para 1 ou 2 dias.. indicando que amei o livro !!!

Espero que tenham gostado... bjokas a todas e até breve!

0 comentários:

Vamos comentar...

Regras Básicas

- Não ofender e nem falar palavrões;
- Sem links com conteúdo de baixo calão ou pornográfico;
- Comente algo significativo a respeito da Resenha e por último faça a divulgação de seu blog colocando o link dele.
- Não é necessário pedir que eu retribua a visita ao seu blog, eu já faço isso automaticamente com quem comenta e tem blog.

PS: Aceito críticas e sugestões, porém envie para o email sonhosliterarios@hotmail.com

BOM COMENTÁRIO!!!

Postagens Populares - SL